A review by adeselnaferreira
Noite Sem Fim by Agatha Christie

4.0

Nunca li nenhum livro da Agatha Christie, mas segui a série da BBC. Nisto prefiro o Sherlock ou o Philip Marlowe. Mesmo sem ter lido nada é óbvio que sei que a Mrs. Christie era a "Dama Negra" e por isso estava à espera de algo macabro e insólito a acontecer logo nas primeiras páginas. O livro está dividido em três partes e as respectivas correspondem à evolução do romance e ao desenlace.

Eu pensava realmente que o crime ia acontecer nas primeiras páginas e o casamento iria ser feito através de flashbacks. Acredito que se a Agatha Christie vivesse agora, muitas editoras iriam recusar-lhe este manuscrito por o início ser tão aborrecido, mas ainda bem que não porque o fim, meus queridos é dos melhores que já li! O narrador autodiegético (Michael) conta-nos numa primeira parte, sobre a sua vida e como conheceu Ellie. Isto demora sensivelmente 50 páginas. Estas primeiras páginas servem para conhecermos as personagens e como Michael e Ellie se conheceram e apaixonaram-se. Ou seja, Christie suga o leitor para o mundo criado por ela para a queda no fim ser mais alta!

Os últimos dois/três capítulos são tudo o que um leitor pode sonhar! Mostra o quão mentirosos e horríveis as pessoas podem ser, mostra que nem sempre estamos seguros e que acima de tudo. É a reward perfeita, tudo encaixa, tudo faz sentido e sentimos que caímos na armadilha que nem patinhos. Ah Mrs. Christie, you had me there! Como adoro cair nas armadilhas como as personagens e rir-me quando descubro tudo! Adorei o fim, adorei! É tudo o que um leitor quer: o mistério está resolvido, cai o pano de falsidade das personagens e acima de tudo ficamos com uma sensação de euforia dentro de nós! 4 stars for you, madam! E se continuar assim divorcio-me do Marlowe and we shall have our own British Dead Party.