A review by mayagraciele
Tieta do Agreste by Jorge Amado

adventurous funny lighthearted reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.5

A primeira vez que eu comecei a ler esse livro eu o abandonei depois de um pouco mais de cem páginas. Não era por não estar gostando, afinal é impossível não gostar de um novelão desse, mas simplesmente porque aquele não era o momento para eu fazer essa leitura, e ainda bem que assim o fiz, porque talvez eu não fosse gostar tanto como eu gostei agora.

Apesar do livro se chamar Tieta do Agreste, o livro não é sobre a Tieta e sim sobre a cidade de Agreste. Uma cidadezinha pequena no sertão da Bahia, esquecida pela modernização da sociedade, uma cidade que ainda era um tanto "primitiva" e esse era seu charme. Com a chegada de Tieta, a filha pródiga, que foi expulsa ainda adolescente de casa pelo pai e retorna rica, a cidade toda se transforma. É como se junto dela Tieta trouxesse a modernização, algo que a pequena Agreste e seu povo definitivamente não estão prontos para.

Todos os personagens apresentados no livro, compõe o cenário da história, cada um deles é importante para que a gente entenda essa pequena cidade, que ainda está perdida no tempo, que ainda obedece a um coronel que está "caduco", que a única coisa moderna que possui é um cinema. Mas que não tem como você não se apaixonar.

Mesmo que Tieta é o nome destacado no título do livro, há momentos em que ela não aparece, porque o livro não é sobre ela, é sobre cada um dos habitantes e seus hábitos, seus maneirismos. Mesmo sendo um livro muito bem-humorado, ele também possui as suas críticas.

Leia o livro e se apaixone por essa cidade, onde todo mundo sabe sobre a vida de todo mundo, onde as regras aplicadas em outros lugares ali não cabe.