A review by pjv1013
Hoje Preferia Não Me Ter Encontrado by Herta Müller

4.0

COMENTÁRIO
⭐⭐⭐⭐
"Hoje Preferia Não Me Ter Encontrado"
Herta Müller
Tradução de Aires Graça

Herta Müller foi uma descoberta recente. A intensidade da história de “Tudo o Que Eu Tenho Trago Comigo” continua a me perseguir. Por isso resolvi pegar no “Hoje Preferia Não Me Ter Encontrado” com a certeza que a escrita visceral de Muller me iria aprisionar. O que… claro aconteceu.
Por isso mesmo esta foi uma leitura em catadupa em que viajei – constantemente - no carro elétrico a caminho da sede da “Securitate” onde a protagonista deste livro foi intimada a se deslocar para prestar declarações. É nessa viagem que a narradora (e claramente a autora) recorda e se desloca na suas memórias recordando os segredos da sua vida...
É numa catadupa constante que o livro nos fala da dessa Roménia, - governada pelo ditador Ceaușescu –, da violência com que a sua família foi tratada nos pós-guerra, das tentativas de assédio sexual do sogro ou do colega de trabalho, da perseguição continua da política secreta. O livro mostra por isso o modo como esta mulher é vitima de um regime político mas também do sexismo presente na sociedade em que vive.
Numa narrativa simples e clara e sem excessos estilísticos Müller escreve este livro em contínuo fluxo que envolve o leitor numa teia!E que aventura foi a leitura deste livro. Sempre preso em cada pedaço da história, sempre à espera da próxima nota da memória.
Sem dúvida que Herta Müller é autora a que irei voltar!