A review by kiriamarin
The Earth by Douglas Parmée, Émile Zola

4.0

Este obra é uma das melhores da serie dos Rougon- Mcquart do Zola,deixando os ares urbanos e trazendo um drama rural espetacular em retratos humanos em seu apice de perfidia,ganancia animalesca, que movem suas vidas e atitudes por puro instinto de sobrevivencia,tal qual as antigas e primeiras civilizacoes ,vivem uma batalha sangrenta e barbara pela terra,nâo importando laços de sangue ou moralidade.
Esqueça o mito do bom campones,ignorante porem docil ,que Tolstoy traz em algumas das suas obras ou o idilio campestre,lugar de descanso em contraponto a vida citadina, aqui a vida é turbulenta e grosseira .Ainda mais quando a terra é dividida entre uma grande familia ,onde todos são praticamente vizinhas,está pronto o inferno na terra. O intruso neste casulo familiar è Jean Mcquart, irmão da pobre Gervaise,outra personagem protagonista de 'A taberna' , tambem um pobre soldado que abre e fecha a narrativa desta estoria,que busca a tal serenidade rural e se insere no meio destas familia enorme :Os Fouan.

Uma passagem no livro que que sumariza a questao da terra e as constantes tensoes entre burgueses,nobres e plebeus é quando Jean faz a leitura em voz alta pra a familia Fouan de The Misfortunes and Triumphs de Jacques Bohomme',um panfleto ficticio mas baseado em um real pessoa nestas guerras por terras desde a era medieval ate a epoca bonapartista,onde os camponeses sempre levaram a pior na divisao de terras,com fome e morte acompanhadas. Os Fouan são geracoes de familias que cresceram e morreram por essa terra,de lavrar,colher,seu orgulho e sobrevivencia,sua independencia de servos desde a revolucao.

Esta obra podemos ver o extremo do naturalismo de Zola, de uma vaca parindo um bezerro em paralelo a um parto de um bebe indesejado, de incestos familiares,personagens alcoolatras e dominados por paixoes vulgares e boas familias hipocritas que escondem seus negocios sujos...Não hã felicidade ou pessoas boas aqui,apenas como sempre uma brilhante descricao de vidas do interior agricola frances por Zola,que nao poupa o leitore muito menos os seus personagens do pessimismo de viver e morrer por algumas moedas.

Entre tantos personagens fascinantes destaco a tia Mariannne Fouan 'La grande',que já coloco na minha lista de 'mulheres más' favoritas. a unica pessoa que posso dizer que teve alguma satisfacao do inicio ao fim desta estoria,com sua peculiar egotistica e mesquinha personalidade.

Uma grande obra.