A review by acrisalves
O Anel dos Löwenskölds by Selma Lagerlöf

4.0

https://osrascunhos.com/2018/07/18/o-anel-dos-lowenskolds-selma-lagerlof/

Poucas personagens são tão miseráveis quanto as de Selma Lagerlof em O Anel dos Lowenskolds. O anel no dedo do major-general do exército é um dos seus orgulhos – ganhou-o directamente do rei ao destacar-se na Guerra e ostenta-o como demonstração da sua autoridade. Quando morre os filhos deixam-no no caixão com o anel, como era de sua vontade, mas o excessivo zelo de um agricultor leva ao roubo da jóia antes de ser posta terra por cima do caixão.

A partir daqui quem detém o anel cai em desgraça, uma maldição do fantasma que não descansa enquanto não lho restituirem no dedo. A sucessão de desgraças quebra fortunas e fortes amores, arruinando a vida de várias pessoas, algumas inocentes, outras gananciosas.

Ainda que a justiça esteja desbalanceada em qualquer época, no ambiente rural do século XVII aqui retratado os nobres detém visivelmente poder sobre os restantes, utilizando-o para praticar a justiça de acordo com o que pensam – consultam-se as autoridades judiciais, mas em dúvida, mais vale eliminar mais um suspeito do que deixar um criminoso à solta e uma alma em agonia.

Mais curto do que outros livros da autora, contém a mesma forma de caracterizar personagens, definindo-as, mas dando a entender que até os mais valorosos podem cair em desgraça em determinadas circunstâncias.