A review by ensaiosobreodesassossego
O Livro by Zoran Živković

4.0

«Não é fácil ser um livro!»
Este livro tem o melhor início que eu alguma vez me lembro de ter lido. Através de um exercício de imaginação narrativa, e com muito humor, um Livro, o objecto em si, assume-se como protagonista e narrador da sua própria história e dirige-se em primeira pessoa ao seu leitor.

O livro começa de forma perfeita, mas essa perfeição e, por conseguinte, o entusiasmo de quem está a ler, vai-se desvanecendo. Mais ou menos a meio do livro, passamos a ter uma voz humana que nos explica como é que é todo o processo de nascimento de um livro. Para mim, essa foi a parte mais aborrecida do livro e tirou muita da magia que este pudesse ter, já que é uma parte puramente técnica. Para ajudar a isto, o livro é composto por apenas um capítulo. São 178 páginas sem qualquer tipo de interrupção ou pausa, parágrafos atrás de parágrafos, o que acaba por saturar o leitor.

As últimas páginas são extremamente dolorosas e tristes de se ler, especialmente para nós, fãs dos livros físicos. Zivkovic foi bastante malvado ao terminar o livro daquela forma, e senti uma dor no coração só de pensar naquela realidade. Não vou dizer aqui, ou seria considerado spoiler, mas o final do livro é terrível para quem gosta de folhear as páginas, cheirar e sentir o livro, enquanto algo físico e palpável.

Para concluir, acho esta ideia de colocar o livro como protagonista e a falar connosco, leitores, tão genial e tão original que só por isto já merece ser recomendado a todas as pessoas que amam ler. O livro é carregado de humor e de sátira, com muita ironia à mistura e foi, sem dúvida, dos livros mais engraçados que já li.

'O Livro' poderia ter sido 5⭐, favorito já do ano e da vida, mas perdeu-se ali a meio com divagações meio aborrecidas. Ainda assim, foi uma leitura extremamente prazerosa e aconselho mesmo, mesmo, mesmo a todos os amantes da literatura ❤

https://www.instagram.com/p/B7T-36hjIIk/