A review by anacatnascimento
By the Pricking of My Thumbs by Agatha Christie

3.0

Todos os meus livros de Agatha Christe foram comprados numa pequena livraria, administrada por um velhote britânico, que tinha por hábito ouvir a BBC 1 Radio - ou, pelo menos, era o que estava a tocar quando eu lá entrava. A livraria fica à beira do canal, numa rua paralela à rua principal de Gent, uma cidade a algumas dezenas de quilómetros de Bruxelas, na Bélgica.

Foi, portanto, nessa cidade que descobri a minha paixão por Agatha Christie - e, invariavelmente, por Tommy e Tuppence Beresford.

Não li as suas aventuras por ordem, mas também não me parece ser fulcral. De modo simples, e em jeito de contextualização, Thomas e Tuppence Beresford foram espiões para o governo britânico durante a guerra. Esta aventura, «By The Pricking Of My Thumbs», passa-se quando ambos estão já na meia idade e “reformados” ou, pelo menos, afastados, dessa vida de perigo.

Mas nada pára Tuppence perante um mistério que a deixa com a pulga atrás da orelha, e desta vez ela parte para uma investigação sem o marido - uma investigação que surgiu de uma conversa com uma senhora de idade em Sunny Ridge, um lar de idosos onde a tia de Tommy vive (é Agatha Christie for y’all).

Revelar alguma coisa da história nesta review ia ser não só confuso, como cansativo - e quem já leu Agatha Christie sabe que nem 10 posts chegariam para explicar todos os detalhes.

Por isso, digo apenas que, de todos os livros que li da autora - e de todas as aventuras dos Beresford - esta foi a que menos gostei. Para ser sincera, comecei este livro várias vezes, e acabava sempre por parar no mesmo sítio. Se calhar devia ter encarado isso como um sinal.

Mas desta vez perseverei e li as 190 páginas apenas para ficar a pensar…"meh, já li melhor". Não desgostei, não é possível não gostar de Agatha Christie. Há sempre qualquer coisa que surpreende. Normalmente, em livros deste género, consigo sempre adivinhar quem matou quem ou quem é o vilão. Mas nunca com livros da Agatha.

All in all, é uma boa leitura, rápida, que nos deixa entretidos e a querer sempre saber mais.