A review by ensaiosobreodesassossego
Cartas Portuguesas by Mariana Alcoforado

4.0

Descobri este livro quando ia começar a ler "Novas Cartas Portuguesas" (que, ao folhear as primeiras páginas, percebi que não estava no momento certo para o ler) e mal percebi qual era a história deste livro e da Soror Mariana Alcoforado, fiquei imediatamente interessada e comecei à procura de mais, mais, mais.

A história de Mariana é impressionante, uma freira de 23 anos que vivia em recluso num convento e que viveu um romance proibido com um soldado francês. Neste livro, temos 5 cartas que Mariana escreveu ao seu amor e foi dos livros mais intensos e profundos que já li.

Há um mistério em relação a este livro, durante anos tentaram identificar quem era o autor das cartas e muitas vezes se assumiu que o autor era um homem. Mas o importante aqui não é quem escreveu, mas sim o conteúdo.

É interessante ver a evolução dos sentimentos de Mariana, na primeira carta vemos a esperança em que ela tinha de que o seu amor regressasse a Portugal. Depois notamos o sofrimento, a alegria, os ciúmes, sempre sentimentos ambíguos dignos de um amor intenso.

Para além da escrita intensa, este livro, para mim, foi importante para perceber a condição humana. No século XVII, já se sofria por amor, tanto como se sofre hoje. O sofrimento, o amor, a alegria são os mesmos, independentemente do século. A essência do ser humano continua a ser a mesma.

Um livro curtinho e uma das maiores preciosidades da literatura.