Reviews

A History of Sex by Simone de Beauvoir

clemence16maya's review

Go to review page

informative reflective slow-paced

3.75

catherinebergeron34's review against another edition

Go to review page

informative reflective slow-paced

3.0

Some parts of the book were way more interesting than others to me! But I’m still glad i read it.

sammysamsam's review against another edition

Go to review page

challenging informative reflective slow-paced

3.0

maelloute's review against another edition

Go to review page

informative inspiring reflective

4.0

Livre d’une utilité publique. 

esthergreenwood_'s review against another edition

Go to review page

5.0

A must

hallucigenia's review against another edition

Go to review page

challenging informative reflective slow-paced

4.25

helloulrich's review against another edition

Go to review page

5.0

5.0- (fav) Depois de mais de um ano, finalizo minha leitura do primeiro volume de “O Segundo Sexo- Fatos e Mitos” de Simone de Beauvoir.
Quem me conhece sabe o quanto eu amo estudar e entender conceitos psicossocioculturais e os impactos que tiveram sobre a história da mulher.
Entretanto, nos anos que me entendo como feminista já li inúmeros livros para entender mais as abordagens e temáticas defendidas, mas nenhum me gerou tanto trabalho e dedicação como o livro da genial Beauvoir.
Um livro que simplesmente superou todas as expectativas - que eram bem altas- e me trouxe ainda mais perspectiva sobre assuntos que nunca possui muito conhecimento.
Um livro que vai desde os primórdios do tempo e retrata primeiramente da biologia como foco de opressão, passando para pontos de vistas variados como psicanalise, materialismo histórico, religião e por fim analisando mitos relacionados ao famoso “sagrado feminino”.
Apesar de achar o livro atemporal -visto que publicado pela primeira vez em 1949- e trazendo temas extremamente importantes, como feminista interseccional, acredito que peca ao não abordar assuntos essenciais como identidades de gênero, ou abordar pouco assuntos de igual importância como raça e orientações sexuais.
Simplesmente uma leitura incrível, para toda e qualquer pessoa que queira entender um pouco mais do que “ser mulher” significou por décadas e ainda significa para muitos.
Poderia ficar linhas e mais linhas citando frases que apenas me chocaram nesse livro e me fizeram refletir. Vou citar algumas que simplesmente me instigaram.
“O homem é o Sujeito; ela é o Outro (…) o sujeito só se põe em se opondo: ele pretende afirmar-se como essencial e fazer do outro o inessencial, o objeto.”
“Os dois sexos nunca partilharam o mundo em igualdade de condições, e ainda hoje, embora sua condição esteja evoluindo, a mulher arca com um pesado handicap.”
“A humanidade não é uma especie animal: é uma realidade histórica”
Sendo assim, “O Segundo Sexo” se tornou um dos meus favoritos, que pretendo revisitar inúmeras vezes nos meus anos a frente.

nono_mv's review against another edition

Go to review page

3.0

We can talk about this around a coffee but I'm not typing my thought - I want to stay sane

aymaneelmorchide's review against another edition

Go to review page

1.0

Quelle déception!

juliananemezio's review against another edition

Go to review page

4.0

4,5 estrelas