Reviews

Hunting Midnight by Richard Zimler

milola's review against another edition

Go to review page

5.0

i really do wish the five star rating stood for, "wow. i loved this book."
Hunting Midnight lifted me by my heart strings and carried me far and wide
into love, despair, anguish and right back in to love -- settling me gently
on solid ground.

graciosareis's review against another edition

Go to review page

5.0

Este livro narra a história de John Zarco Stewart, filho de mãe judia e pai escocês, que nasceu no Porto em 1791. A acção vai decorrer sobretudo no início do século XIX (já John tem 9 anos) e relata vários episódios históricos como a perseguição aos judeus e cristãos-novos, as invasões francesas, a ascensão da Companhia das Vinhas, a escravatura no Estados-Unidos, sobretudo na Carolina do Sul.
Para além destas referências históricas penso que é a história de John que verdadeiramente interessa. Sempre se revelou uma criança curiosa, afectuosa e traquinas. John foi crescendo rodeado de amor (pais e vizinhos e mais tarde a mulher e as filhas) e de amizade (Daniel e Violeta), mas também de traição. Contudo, é Meia-Noite, o curandeiro africano, trazido de África para o Porto pelo pai para o salvar, que lhe vai incutir valores e princípios que o sustentarão ao longo da sua vida, é ele que lhe forja uma personalidade forte e que lhe ensina a superar os seus próprios medos.
Ao longo da narrativa vamos conhecendo as aventuras de John, os ensinamentos que vai adquirindo, as revelações do seu passado, as perdas e as conquistas, mas vamos sobretudo acompanhando o seu crescimento interior, a forma como (sobre)viveu à sombra do amor, mas também da culpa, da perda, da morte, causando-lhe ódios, revoltas, remorsos, dúvidas.
Foram estas dúvidas que o levaram a uma busca incessante da verdade e a vencer a "hiena" que frequentemente o assaltava.

É um romance fabuloso. É um romance que põe em evidência o carácter das pessoas, independentemente da sua cor de pele, de raça ou religião. É um romance sobre a perseguição, a opressão, a escravidão e a traição, mas também sobre o amor incondicional e sobre a fé e a crença e a esperança.

skonyo's review against another edition

Go to review page

4.0

4.1 - a good hustoric novel from the dawn of 19th in sinking purtugal to the Americas.
very well written but keeps missing that inner tension that causes a reader to return to a book. that said i still recommand it.

t2p's review against another edition

Go to review page

3.0

It took me all summer to finish this one. It was so dense and really hard to get into. But once I did I had many nights I couldn't put it down. Some of the writing was difficult and the pacing of the story seemed off--so slow in the beginning and then rushing toward the less-than-satisfactory ending. But very interesting and thought provoking.

catiacsantos's review against another edition

Go to review page

4.0

“Vimos-te de longe e estamos a morrer de fome.” <3

aldadelicado's review against another edition

Go to review page

5.0

Uma escrita elegante e fluída com uma mensagem de tolerância sempre bem vinda. Quanto à narrativa, ela está dividida em duas partes tão diferentes que quase parecem de dois romances distintos. A primeira, passada no Porto, é um pouco longa embora o pano de fundo dos eventos históricos do início do século XIX esteja bastante bem integrado na história. A segunda parte, passada nos Estados Unidos, é uma denúncia da escravatura nas suas formas mais cruéis e através da estrutura narrativa com duas vozes consegue um ritmo mais vivo e um criar de tensões bem mais interessante. Apesar deste desequilíbrio, uma excelente leitura.
More...