Reviews

A Terceira Margem do Rio by João Guimarães Rosa

rolandosmedeiros's review

Go to review page

5.0

''Os tempos mudavam, no devagar depressa dos tempos.''.

O que é A Terceira Margem do Rio? É o elemento mágico indefinido pelo autor que torna a história aberta para a imaginação e fantasia. É a reflexão sobre a morte através do medo de ir no lugar de um familiar; é a nova dimensão-não-existente do rio; a dimensão de barco-homem-margem; é a emoção inexplicável que transcorre das penas e do estilo do Rosa; ou, talvez, a procura de sentido na existência.

Eu não consigo pôr em palavas o que a linguagem desse conto fez comigo, me deixou com lágrimas nos olhos e não consigo apontar um único motivo nem se quisesse; esta talvez seja a purgação das emoções pela poética, como concebe o Aristóteles; numa forma de vai-vem de um rio de sensações, muitas dúvidas, muitas interpretações, no entanto, com uma coisa como certa: esta é uma das melhores histórias curtas que já li, talvez da literatura universal como um todo.

''Mas minha irmã teve menino, ela mesma entestou que queria mostrar para ele o neto. Viemos, todos, no barranco, foi num dia bonito, minha irmã de vestido branco, que tinha sido o do casamento, ela erguia nos braços a criancinha, o marido dela segurou, para defender os dois, o guarda-sol. A gente chamou, esperou. Nosso pai não apareceu. Minha irmã chorou, nós todos aí choramos, abraçados.''

andrepithon's review

Go to review page

4.0

Bingo de Fantasia e Sci/fi do /RFantasy
4.3: 5 Histórias Curtas

Conto 01


Eu sou meio traumatizado por Guimarães Rosa.
Li Grande Sertões Veredas muito cedo, e foi muito doloroso, a grande dor da minha vida de leitor juvenil. Certamente eu não sabia apreciar o que tava lendo na época, e eventualmente pretendo reler. Eventualmente, não tão cedo. Preciso angariar coragem para voltar lá.

Entretanto, um conto para abrir minhas recomendações de histórias curtos para terminar essa parte do bingo é uma boa opção. E é um bom conto, que me é familiar, mas não tenho nenhuma ideia de quando li antes. Bem construído, ele gera um clima forte, todo questionamento sobre a presença da morte, o fantasma onipresente que fica para trás quando algo parte. É subjetivo, fantástico, e se abre a várias interpretações, extremamente bem construído. Faltou me evocar emoções fortes, mas ainda assim intrigante.

lauribooks's review

Go to review page

4.0

Este cuento me ha dejado fascinada. Tantas posibilidades en tan pocas páginas. Una interpretación diferente en cada lectura.
Lo he leído y he buscado diferentes traducciones para hacerme una idea del estilo del autor brasileño, que dicen que es único, y aún no me quedo satisfecha. Creo que intentaré leerlo en portugués para poder conocerlo bien.

isac's review

Go to review page

emotional reflective

rainbow_colored_glasses's review

Go to review page

sad slow-paced

1.5

vicaura's review

Go to review page

dark emotional reflective sad fast-paced

4.0

blebor6's review

Go to review page

dark emotional reflective sad fast-paced

3.75

marciatch's review

Go to review page

uma graphic novel bem bonitinha e uma boa adaptação também.

may63536's review

Go to review page

uma graphic novel bem bonitinha e uma boa adaptação também.
More...