erikaneves's review

Go to review page

3.0

Essa resenha pode conter SPOILERS!

E finalmente chegamos ao final de Unfollow 3, infelizmente um pouco decepcionante na minha opinião, mas disso falarei mais tarde.
Bem, como este é o terceiro e último volume, é impossível falar a respeito dele sem dar spoiler dos outros volumes. Então, vamos lá.
Esse 3º volume inicia exatamente onde terminou o 2º, que é com o avião, que o maluco do Akira contratou, se chocando na fortaleza e matando uma galera dos 140. Depois disso, ele se torna um verdadeiro guru do além, já que ele “previu” o que ia acontecer no final do livro. Através de um software, que usa um algoritmo super avançado ele consegue fazer previsões em uma espécie de canal do youtube do além vida.
Paralelamente a isso, o câncer do “Mark Zuckerberg” começa a regredir, e em vez dele ficar feliz com a notícia, ele só consegue se preocupar pq os 140 não estão mais no trend topics e sim a versão zumbi de Akira. Pra completar, agora que venceu o câncer ele decide que tem outras coisas mais importantes pra se preocupar, como...dinheiro por exemplo. Ele decide que quer a sua fortuna toda de volta e para tanto coloca um verdadeiro exercito de assassinos pra matar o que sobrou dos 140. Mas o melhor ainda está por fim. Para calar de vez a boca morta-viva de Akira, “Zuckerberg” decide simplesmente ...desligar a internet.
Nesse último volume, Unfollow faz diversas reflexões até bem profundas, sobre até que ponto as redes sociais são importantes na nossa vida, a importância do dinheiro e o que aconteceria se a essa altura do campeonato o mundo perdesse a internet?
Tb traz um flashback sobre Akira mostrando como ele se tornou esse guru maluco e como perdeu as pernas, em uma sequência extremamente sangrenta. Gostei bastante desse flashback pq nos faz entender parcialmente a personalidade dele. Já o flashblack que aborda a vida de “Zuckerberg”, mostra o quando ele sempre foi mesquinho, egoísta, infantil e incapaz de manter relações sociais minimamente normais com outras pessoas. Não posso afirmar, mas tenho a impressão que o Zuckerberg da vida real é desse mesmo jeito. Ou vai dizer que quando vc viu aquela cena dele bebendo água, não sentiu medo? Pq eu senti, e muito.
O que mais me desagradou nesse final foi o fato da internet ter sido desligada.Gente, imagina o caos que ia ser viver em um mundo sem internet. Eu que sou de uma geração que passou uma boa parte da vida sem a rede mundial de computadores, não conseguiria mais viver sem imagina quem nasceu no inicio dos anos 2000, já com a internet a pleno vapor?
Acho que seria um final bem mais legal e apocalíptico.
Apesar dessa decepção no final, o conjunto da obra me agradou, principalmente pelas reflexões deixadas, sobre a importância das redes sociais em nossas vidas e do quando algumas pessoas levam uma vida fútil, vazia e mentirosa. Recomendo.

lukeisthename34's review

Go to review page

2.0

Yikes. What a horrible ending to a promising series.

sonicb00's review

Go to review page

adventurous challenging dark tense

sardonic_writer's review

Go to review page

2.0

Very disappointing ending. Seeing how Larry and Akira got here was pretty good, but the end sequence was a total mess. The final scene of the "dragon" killing Dave was totally pointless and felt like an unnecessary diabolus ex machina. It was a good series that suddenly rushed into an ending that soured the whole thing.

careythesixth's review

Go to review page

3.0

Learning about Akira and Larry was interesting, so I guess I liked this book overall. But it was ridiculously rushed. A really great concept that could have gone on for a long time with hundreds of stories to tell. instead, it was smooshed into three books with a cheap finish.

patrick_'s review

Go to review page

2.0

Messy, convoluted, rushed, and unsatisfying end.

francomega's review

Go to review page

4.0

A time jump that brings us closer to endgame leads to a strong volume that finally examines the philosophical questions beneath the premise, such as the power of the Internet and its master/slave relationship with us. Nothing necessarily new there, but handled well.

To quote one of the characters who will remain unnamed to avoid spoilers, "I offer you a fable for our times...A magic box sits in your pocket with all the knowledge and music and entertainment of the world contained within it. If you opened this box and looked down into it...how could you ever possibly look up again?"
More...