Reviews

Eden: It's an Endless World, Vol. 2 by Hiroki Endo

rolandosmedeiros's review

Go to review page

3.0

Volume 2: ''Eu não acredito em Deus. Mas penso que serei feliz um dia, hoje, amanhã, algum dia, tenho certeza.''

Bem, acho que o primeiro ponto que todos percebem ao ler, é o quão pouco o Volume 2 se parece com o anterior. No apanhado geral que eu fiz do Volume 1, eu já havia citado como Eden muda de foco e até de gênero para contar sua história; e é isso que ocorre aqui: saímos da contemplação e exploração de um mundo destruído, para uma ação desenfreada, com morte, conflitos militares e cliffhangers.

Apesar de eu preferir o lado mais filosófico e ascético de Eden, sua ação, um futurismo retrô, também não é de se virar a cara. O mundo criado pelo autor permanece bastante realista, e o elenco interessante de personagens só cresce; o ponto crucial deste volume é, portanto, apresentar e expandir as personalidades dos mercenários e das duas mulheres que o grupo salvou. Começamos a vislumbrar instabilidades em todos, e observamos que o grupo é formado por pessoas prejudicadas e cheias de problemas:

Kachua é descendente dos Incas e trabalha em um campo de concentração/produção de cocaína, por ser bonita, foi tornada uma prostituta durante a invasão da Propátria. Helena teve uma mãe e vó prostitutas que sonhavam em dar uma vida melhor para suas filhas, mas que nunca conseguiram realizar esse sonho. Sofia no passado foi muito promíscua e com isso deu à luz oito filhos que não criou. E Elijah, nosso protagonista, tem que viver com o fardo do seu Pai viver à custa de tudo isso, do tráfico e da prostituição. Além de ter sua mãe e irmã sequestradas.

Mas, ao mesmo tempo que começamos a ter uma noção da profundidade desses personagens, somos interrompidos pela constante ameaça de violência visceral, não há como se sentir seguro em Eden por muito tempo.

Há também um salto perceptível na qualidade visual em relação ao primeiro volume, há um relance da escrita do Endo em algumas passagens, mas ainda está longe do seu potencial real. Talvez aqui se inicie de fato a montanha-russa que é Eden, e você deve apertar os cintos para passar por todas as edições.

O excesso de violência e ação nesse volume pode ser um pouco problemático para aqueles que foram atraídos à Eden por todas as discussões que ele engloba, há um pouco disso sim aqui nesse volume, principalmente no esporro que Helena dá em Elijah, e entre as cenas de ação, mas não parece ser o foco nesse momento. No geral, é uma boa edição, um pouco abaixo, mas uma boa edição.

miland's review

Go to review page

adventurous dark medium-paced

5.0

pelicaaan's review

Go to review page

2.0

The second installment of Eden adds a bit of graphic sex to the graphic violence. The character-building proceeds very slowly, but I'm still intrigued enough to check out volume 3.

aborham's review against another edition

Go to review page

4.0

When deep Script is combined with great drawing.. Can't stop reading!

cassiefleurs's review against another edition

Go to review page

4.0

I wish they didn’t do a time skip but followed straight from the ending of volume one.

That said, I am still hooked with this manga. Love the art and the philosophical debate that our protagonist engage in. Might not be other's favorite part , but their pondering over good and evil is my favorite part. I like the characters and I can’t wait to see where this is going.

juliemawesome's review against another edition

Go to review page

1.0

Okay, in this volume, I'm completely lost. The main(?) character is going around with a group of people who kill other people. And I have no idea what their aim is or who the good guys are. There's a whole lot of violence, and then some more violence. And politics and religion are in there somewhere.

But, basically, I'm completely lost, and too put off by all the violence to care to figure out what's going on.

I won't be reading any more volumes.

library_brandy's review against another edition

Go to review page

2.0

What was maybe-okay for teens has taken a turn for the Not Okay. Lots more violence and sex--not that those things are inherently bad but I'm losing the sense of a post-apocalyptic world in the drug war we're fighting instead. If that's what we're fighting; I think I stopped paying attention.

Giving the series one more volume (because I already have it out from the library, so why not) before abandoning the series.
More...